Cicatrização: Cuidados Após Cirurgia

Cicatrização: Cuidados Após Cirurgia

Cicatrização: o que você deve saber sobre a cicatriz após cirurgia plástica

Sempre que ocorre uma lesão na pele, seja acidental ou cirúrgica, haverá uma cicatriz e, devido aos mecanismos próprios de cicatrização do organismo, ela ganhará uma aparência sobre a pele. A cicatriz ideal deve ser fina, plana, estar bem posicionada e ter uma coloração semelhante à da região em que está localizada para que fique “escondida” ou menos perceptível. Entretanto, o cirurgião não tem controle sobre o processo de cicatrização e a cicatriz final depende muito mais de fatores do indivíduo que da técnica cirúrgica.

 

Para evitar a má cicatrização da pele é ideal seguir as orientações médicas que são indicadas antes mesmo da realização da cirurgia.

Durante as consultas pré-operatórias converse com seu cirurgião plástico e esclareça dúvidas que tenha sobre o tamanho e a localização do corte que será realizado durante a operação. Neste momento, comente com seu médico para descobrir se já existe alguma tendência para desenvolver má cicatrização, como queloide ou cicatriz hipertrófica.

 

Importância dos Cuidados Pós-Operatórios

A paciente é a maior responsável pelo aspecto final da sua cicatriz. A qualidade de uma boa cicatriz depende de fatores genéticos e também de alguns cuidados no período pós-operatório que influenciam na velocidade da recuperação.

 

Repouso adequado

Nessa fase é importante evitar movimentos bruscos na região operada, pois podem deslocar tecidos ou causar ruptura dos pontos, comprometendo a cicatrização.

Lembre-se: seu corpo precisa descansar para se recuperar.

 

Uso correto do sutiã ou cinta modeladora

Eles são acessórios essenciais para manter os tecidos firmes em suas novas posições, evitam dobras na pele, promovem a sustentação correta e conferem segurança para a(o) paciente.

Use durante o período indicado pelo seu médico.

 

Seguir orientações sobre curativos

Informe-se sobre o prazo para troca do primeiro curativo e os cuidados diários necessários pois o ambiente local da pele interfere no processo de cicatrização.

 

Sessões de Drenagem Linfática

A drenagem linfática, quando indicada pelo médico, promove bem estar e elimina líquidos acumulados após uma cirurgia, reduzindo o inchaço e acelerando o processo de cicatrização local.

 

Alimentação para a boa cicatrização

Consuma frutas, vegetais variados, carnes magras e muita água! Aqui o objetivo é consumir alimentos com ação anti-inflamatória, que estimulam a produção do colágeno e formação de novos tecidos. Evite comidas pesadas, gordurosas e açúcar.

 

Para agendar uma consulta com nossa equipe preencha o formulário abaixo.